17 de julho de 2009

_

A CASA

Desde muito pequenos minha irmã e eu convivemos com o mais variado repertório musical que alguém possa imaginar. Sei o que os "sabedores" de música pensam sobre pessoas ecléticas, mas vou fazer o quê? Em nossa casa sempre foi natural Frank Sinatra e Kakinho Big Dog, Roberto Carlos e Beatles, Mozart, Beethoven e Brahms e Madonna e Michael Jackson.

Sempre tive também uma queda por música sertaneja (provavelmente influenciado pela tia Ligia z'l). Meu pai sempre gostou de música sertaneja "de verdade", como ele diz. Sempre que viajávamos de carro toda a família, não ficávamos um minuto sem música. Viagens longas, de 850 km, tornavam-se ainda mais longas, pois meu pai adora curtir a viagem propriamente dita. Enquanto muitos estão a 100 ou 120 por hora (e às vezes até mais), fazemos nossa viagem numa média de 60 a 70... Alguns acham que meu pai é "pé-de-pena", eu acho que ele gosta de curtir nossa presença, a família toda junta e ele na direção.

Pois bem, muito rock sempre foi ouvido, muito pop, música internacional e nacional, Chico Buarque e Luiz Gonzaga, Amelinha e Platters, Elvis Presley e Donovan, Gianni Morandi e Menudo, Dominó e Fagner, Raul Seixas e Maria Bethania, Silver Convention e Mamonas Assassinas... A lista não é pequena, e faria qualquer um pensar que somos loucos que absorvemos tudo que tenha instrumentos, mas não é assim. Certas coisas não entram nem por decreto. Pagode mela-cueca e funk "de mentira" não entram. De jeito nenhum.

Dentro do carro viajavam cerca de 7 kg de fitas k-7 (ah, que falta fazia o mp3 naquela época...), mas nem todas eram tocadas, algumas faziam parte de um certo "ritual", como a "Diversas gravadas pelo Jonas", a "Diversas Boas", "Plunct Plact Zuuum", "A Arca de Noé vol. 2", entre outras.

Outras vezes, desligávamos tudo, só pra acompanhar as sessões a capela do meu pai. Cada vez surgiam mais e mais músicas estranhas, as quais nunca havíamos ouvido. Muitas delas, lembranças de sua infância, outras, composições próprias (ou paródias de sua composição). Uma geração Coca-Cola (1977 - minha irmã, 1980 - eu) entrava em contato com Vicente Celestino, Tião Carreiro & Pardinho, Carlos Nobre, Bezerra da Silva, entre outros, enquanto meu pai se apaixonava por Legião Urbana e outras contribuições "nossas" à música universal (embora poucas vezes ele admita isso até hoje...).

Entre aquelas que não podiam faltar estava a série de 12 paródias todas compostas em homenagem à Margarida, moça de fino trato, cujas letras eu não posso reproduzir aqui pelos mais diversos motivos, mas também havia a nossa preferida: "A casa gostosa" (ou pelo menos assim que sempre a chamamos).

Com a iminente chegada do mais novo membro da família, meu sobrinho, que nos encherá de alegria, minha irmã perguntou se eu sabia a letra da casa gostosa. Acontece que meu pai sempre ficou de me escrever as letras, mas na prática, tudo foi sempre tradição oral... A Érika disse: "vou pedir pra ele e dizer que é pro neto. Ele vai escrever". NÃO DEU OUTRA!

Comecei a buscar sobre a música no Rav Google e descobri que ela se chama "A Casa", de Tião Carreiro & Pardinho, com uma viola de 12 cordas genialmente tocada por Tião e uma voz de timbre perfeitamente sertanejo e Pardinho. Descobri também que a melodia que sempre conhecemos não correspondia nem de longe à melodia da música original, provavelmente pelo fato de que a tradição oral vai transmitindo muito mais facilmente a letra do que a melodia - lembrem-se de que era uma música da infância do meu pai.

De qualquer forma, segue um vídeo supercriativo que achei no YouTube com a música. Para quem entende de construção ela fica ainda mais bacana! Mas pai, fique tranqüilo. Tanto eu quanto a Érika chegamos à conclusão de que, embora essa versão também seja bacana e a viola seja genial, NADA SUPERA a "NOSSA" versão, a qual certamente será a transmitida aos nossos filhos!



2 comentários:

Anônimo disse...

achei essa música de dar enjoos! alface, almerão, cana de açúcar, banana é feijão! urgh!!!
hahahahahaha

I LOVE ZAC EFRON disse...

Oi, o nome que saia quando escrever esse comentário é "I love Zac Efron", é que um dia, fui ver o blog da minha prima, ai fui criar um blog ai deu erro, mas enfim, não estou entendendo o questionário do complemento para aprova do 3ºtri, ta muito dificil.

qualquer coisa vc manda um e-mail, para o seguinta e-mail:

lia.samuel@hotmail.com

ou entra no meu, do Felipe e do Graicer blog que é:

www.lfr97.blogspot.com

esse blog a gente fez na aula de informatica (e tiramos 10 rsrs).

valeu

Lia